segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Adaptação na escolinha - Dia 2

  6a.feira passada foi o segundo dia na escolinha. Chegamos lá 09:30 e, quando saímos do carro, novamente o Nathan ficou animado vendo as crianças brincando dentro da cerca e querendo ir lá.
  Quando entramos, ele foi novamente ver as tartarugas e peixes do lobby. Fomos pra salinha dos toddlers e, chegando lá, foi direto pra "cozinha". Ele adora brincar com cozinha, micro-ondas, comidinhas, etc. Até aí tudo certo.
  Chegou a hora de brincar lá fora. Aliás, estava lendo o "manual dos pais" que me deram na escolinha e vi que é meio que lei que as escolinhas levem as crianças para brincar ao livre. E tem que ser 2 horas por dia. Desde que esteja pelo menos -15 graus. :-) Haja roupa!! Então eles sempre vão lá fora por 1 hora durante a manhã e mais 1 hora à tarde.
  Quando chega a hora de se arrumar, a professora fala pra todas as crianças se sentarem na entrada da sala, onde ficam as cestinhas e ganchinhos de cada aluno, para vestirem as roupas de ir lá fora. O Nathan acompanhou e sentou também. Dessa vez lembrei de levar roupas bem quentinhas. Coloquei o casaco, o gorro e as luvas. Ele não reclamou nem tentou tirar! Sucesso!! Mas se levantou logo em seguida e ficou correndo pra lá e pra cá, enquanto o procedimento seria esperar sentado até todas as crianças ficarem prontas.
  Enfim, todos ficaram prontos e fomos lá fora. Esse dia uma menininha foi muito com a minha cara. :-) Ela chegou na minha frente e começou a pular, falando "jump". Primeiro eu tentei ignorar, porque tava brincando com o Nathan. Mas ela continuo pulando, então eventualmente eu dei atenção pra ela, pulei também, falando "jump jump" e elogiando os pulos dela. Aí o Nathan também começou a pular. Aí começou a juntar criança e mais criança e logo estava todo mundo na minha frente pulando, hehehe.
  Eventualmente me desvincilhei das crianças e o Nathan foi brincar de outra coisa. Mas a menininha (Alice, eu acho) veio atrás de mim. Ela derrubou umas das luvas, entregou pra mim e falou "o-oh", pedindo pra eu colocar. Ajudei, mas o Nathan não gostou nem um pouco!! Ficou morrendo de ciúmes! O pior é que a menininha gostou da atenção e aí ficava o tempo todo chacoalhando a mão até a luva cair, pra poder vir falar "o-oh" pra mim de novo. E nem uma das professoras veio me salvar, tsc tsc.
  Bom, eu precisava ir novamente na secretaria, pra assinar mais alguma coisa e cadastrar minha senha e minha mão. Lá, pra conseguir entrar, primeiro você digita a sua senha, depois coloca a sua mão no painel, aí se tudo estiver ok, a porta abre. Chique, né? Parece coisa de filme, hehehe. Aí, pra ir lá, eu tinha que deixar o Nathan sozinho novamente. Escolhi uma hora que ele estava bem entretido com uns legos e fui. Mas naquela hora a diretora estava ocupada com alguém, então resolvi voltar mais tarde. Quando voltei pro playground, o Nathan estava no colo da professora e chorando, de novo. :-( Ai, que dozinha. Que tadinho!
  Brincaram mais um tempo lá fora, aí voltaram pra sala. Brincaram mais um pouco, teve a hora oficial da troca da fralda (que o Nathan detestou) e, quando ele estava novamente entretido brincando, fui novamente na secretaria. A tal diretora me perguntou mais um monte de coisa, me deu alguns conselhos sobre adaptação (que eu prontamente ignorei), me levou pra cadastrar a senha e pronto. Mas nisso se passaram uns 20 minutos.
  Quando voltei pra sala, o Nathan estava com as outras crianças em volta da mesa, sentadinho e com babador, comida no prato. A professora disse que eles tinham acabado de começar a comer (eles almoçam 11:30), que ele tinha experimentado a cenoura, mas não gostou. Quando me viu, ele gritou "Mamãe", abriu os bracinhos e começou um chorinho. Mas não pediu pra levantar. Mas me deu a colher, pedindo pra eu dar comida. Comeceu batata e uma torta de carne com cebola. E tomou leite, um mooooooonte de leite. Acho que 4 copinhos.
  A professora disse que ele chorou bastante enquanto eu tava fora, mas que parou de chorar na hora da historinha. Só que depois voltou a chorar quando a história acabou e chegou a hora de se preparar para o almoço. Bom, pelo menos em alguma hora ele parou de chorar... Mas ainda assim estou bastante triste com essa adaptação e sei que ele também.
  Logo depois do almoço fomos embora, que oficialmente no dia2 de adaptação estaríamos indo embora 11:30, antes das crianças comerem. Já levou um almoço grátis. :-P
  Amanhã já é o 1o. dia e, pelos conselhos das professoras e funcionárias, seria o dia de entregá-lo e tchau. Mas não vai dar. Não amanhã. Vou tentar levá-lo mais cedo, pra ele tomar café lá com as outras crianças. E talvez em alguma parte da manhã eu saia um pouco. Mas... sei lá. Amanhã eu vejo o que acontece.
 
 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Eu tenho muito o que fazer

  Tem coisas irritantes, né? Uma delas é quando você fala ou faz X e vem um mala dizendo:
"Você não tem mais o que fazer?"
"Você precisa arrumar o que fazer"
"Isso é coisa de gente que não tem o que fazer"
  Ah, que coisa mais chata.

  O que me levou a escrever sobre isso é aquele joguinho do facebook. Vocês viram? Que a mulher pega o mês e dia do aniversário, aí olha uma tabelinha lá que alguém inventou e, com base nisso, posta no facebook: "Vou morar 7 meses em Londres". Ou algo assim, mudando o país/cidade de acordo com o mês de aniversário.
  Aí, no post de alguma amiga estávamos comentando sobre a brincadeira, quando lá vem a mal humorada com a famosa frase: "Isso é coisa de gente que não tem o que fazer". Claro, tem razão! Não importa se a pessoa trabalha o dia inteiro, estuda à noite, se limpa a casa, se cuida dos filhos, se faz comida... Não!!! Só o importa os 2 minutos que ela perdeu pra postar sua participação no joguinho. Humpf.

  E eu nem estou falando pra me defender, porque não participei e na verdade nem gosto desses jogos. Diz a lenda que é pra comemorar, apoiar, defender (ou algo assim) a causa do câncer de mama. Eu acho que isso não ajuda absolutamente em nada o combate ao câncer. Mas ainda assim, essa e outras brincadeirinhas do facebook são legaizinhas, as mulheres se divertem. Deixem as pessoas serem felizes, poxa!!

  E agora vou me defender, porque me lembrei que esses tempos postei a foto dos meus cereais organizados pelo teor de fibra e claro que já vieram me falar que eu tinha que arrumar uma ocupação, hehehe. Não sei por que, mas aquele dia achei super engraçado e levei na brincadeira, enquanto hoje o comentário me irritou. Talvez porque as pessoas que falaram de mim me conheçam, então sabem que eu faço essas doidices, tendo muito ou pouco o que fazer. :-P Mas o comentário da desconhecida hoje me soou tão "Estou acima disso". Tão arrogante. Hmmm, será que estou julgando mal? Afinal, facebook e internet também tem muito dessas coisas, né?
  De qualquer forma, há muito tempo que eu organizo minhas roupas por cores, faço planilhas para planejar férias, planilhas pra planejar festas, planilhas para decidir compras, planilhas para fazer dieta e calcular o consumo diário de fibras, calorias, ferro, etc. Enfim, planilhas pra tudo. Também organizo meus papéis bagunçados em 3 pilhas (guardar, pensar, triturar). Organizo as camisetas do Nathan usando o método FIFO (First In, First Out). Mudei o critério para organização dos cereais, agora de acordo com o teor de açúcar. Organizo minha roupa suja em umas 10 categorias (toalhas brancas, toalhas coloridas, pano de prato, prano de chão, delicadas brancas, delicadas escuras, delicadas coloridas, normais brancas, normais escuras, normais coloridas). Olha, não é que deu exatamente 10? Hehehe. Não é à toa que a Daniela ficava doidinha com as minhas pilhas. :-)

  Enfim, mesmo assim e também por causa disso, eu tenho muuuuito o que fazer! Inclusive escrever no blog. E agora tenho uma importante missão: tentar lembrar se alguma vez eu também já falei isso pra alguém ou sobre alguém (bem provável) e portanto sou ou fui, também, uma mala. :-)

Adaptação na escolinha - dia 1

  O Nathan dormiu a noite inteira, mas acordou às 06:00, buááá. Tava tão escuro! E amanheceu um dia feio e frio. Tipo uns 5 graus. Checo o meu termômetro: 20 graus aqui dentro. Hora de aumentar o aquecedor. Aqui a gente não se veste de acordo com a temperatura, mas sim de acordo com o lugar aonde vamos (uau, que alegria, é tão raro ter uma chance de escrever corretamente aonde em vez de onde, hehehe).
  Er, voltando ao que interessa, se vamos ficar ao ar livre, aí sim precisa de muita roupa. Mas se vamos em algum playground  indoor, mercado, shopping, loja, etc, aí normalmente é só calça e camiseta pro Nathan. E pra mim um casaco leve, lógico, que eu continuo friorenta. :-)
  Bom, como eu não conhecia o teor do ar condicionado da escolinha, dei uma caprichada. Coloquei camiseta. Por cima uma camiseta de manga comprida. E por cima um casaco forradinho por dentro e impermeável por fora, porque a previsão era de chuva (presente da tia Taia!). Calça e bota.
  No caminho, dentro do carro, ele ficava falando "Pé! Pé!" querendo que eu tirasse a bota. Tirei, porque normalmente ele é bem calorento mesmo. Depois ele mesmo tirou as meias.
  Chegando na escolinha, não queria colocar as botas de jeito nenhum. Perguntei se queria colocar o tênis, então. Deu risadinha. Ok, tênis então. Logo que saímos do carro, pela grade ele viu as crianças brincando com umas bicicletinhas e já ficou todo animado.
  Quando estávamos entrando, a diretora nos viu pelo vidro e já veio toda sorridente abrir a porta falando: "Oi, Nathan! Oi Camilla! Que bom que vocês chegaram! Sejam bem vindos!". Uma animação que só. Bom, legal quando estão te esperando, te chamam pelo nome e tudo. Bom sinal. :-) Entramos e no hall ele reconheceu o lugar. É que na entrada tem um "tanque" com peixes e tartarugas. Ele foi pra lá correndo falando "Peixe! Tatu!".
  Aí a diretora nos levou até a salinha dele e nos apresentou pra professora dele, Laura. Engraçado como o meu cérebro funciona. Estou careca de saber a pronúncia desse nome. Mas quando fui apresentada, não liguei uma coisa a outra e fiquei pensando: "Como será que escreve isso? Lora?". Hehehe. Mas depois me toquei. :-)
  Quando chegamos ela estava arrumando as crianças pra ir brincar lá fora. Eu marquei no relógio. Foram 15 minutos para vestir 4 crianças. A outra professora vestiu outras 4 crianças. Todas com botas, gorro na cabeça e algumas colocaram uma 2a. calça. Fiquei me perguntando se o Nathan tava com pouca roupa... Aqui a proporção oficial pra idade dele é no máximo 1 professora para 5 crianças. E embora as crianças e professoras dividam todas a mesma sala, nessa escola eles gostam de deixar a mesma professora sempre responsável pelas mesmas 5 crianças. A vantagem é que assim favorece o vínculo. Imagino que facilite também a adaptação.
  Bom, enquanto todos se aprontavam o Nathan ficou brincando na salinha com os brinquedos, feliz e contente. Na hora de sair, ele reclamou de ter que deixar os brinquedos e fez um mini escândalo. Mas chegando lá fora viu as bicicleta, carrinhos e já foi todo feliz brincar. Enquanto isso fiquei conversando com a professora.
  Lá pelas tantas, ele deu uma choradinha e me chamou. Cheguei perto e vi que ele tinha sujado as mãos. O nariz também tava escorrendo, mas ele deixou a professora limpar. Ok, ele não a odeia. Já é um começo. :-) Tem pessoas (bem poucas, é verdade) que ele antipatiza à 1a. vista.
  Voltamos à conversa e o Nathan voltou a brincar. Lá pelas tantas ouço ele chorando e vejo que ele e outro menino estão disputando um carrinho. Não sei quem tava brincando primeiro, mas 1 outra professora vai lá, convence o outro menino a brincar com outra coisa e o Nathan vai pro carrinho. Ok, tudo continua bem, até que daqui a pouco ele está fora do carrinho chorando de novo e outro menino dentro. Vou lá, o menino sai, mas aí o Nathan já tá bravo e não quer entrar. Mas também não quer que outras crianças brinquem. Enfim, entra num modo-choro e não sai mais. A partir daí tudo tá ruim, tudo tá chato. Mostro outros brinquedos, pego no colo, tento colocá-lo dentro do carrinho de novo, mas agora tá tudo ruim. Rostinho dele gelado, mão bem gelada. Fico pensando que talvez ele esteja com frio e por isso mais mal humorado. Pergunto se ele quer entrar e ele fala que sim, na hora.
  Voltamos pra sala e ele fica feliz brincando sozinho. Uns 10-15 minutos depois as outras crianças voltam. A professora serve pêra pras crianças, ele vai lá pedir também. Na 1a. vez que ela tenta entregar um pedaço pra ele, ele tampa o rosto com as mãozinhas e fala Não! Acho que estranhou que outra pessoa tá dando comida pra ele. Mas logo logo ele já tá lá do lado dela, pedindo um pedaço atrás do outro. Aí de repente ela muda pra banana. Primeiro ele ficou animado, mas aí ela começou a fatiar a banana e ele começou a chorar, hehehe. Está acostumado a ganhar uma banana inteira só pra ele. Ela tentou oferecer fatias, mas ele só batia as duas mãos no rosto e falava "Não". Aí a professora pega uma banana nova, descasca até a metade. Ele fica todo feliz e começa a comer. Mas depois de algumas mordidas, vê uma pêra inteira em cima do balcão e começa a pedir pêra. Não sei se elas sempre mimam as crianças assim ou é só porque ele é novo, mas aí a professora cortou uma nova pêra e ele voltou a comer.
  Pancinha cheia, ele volta a brincar, todo feliz. Pergunto se quer ir embora: "Não!". Falo pra ele que vou sair um pouquinho e já volto. Quando eu o levo no programa mãe-criança no Early Years Centre, às vezes aviso que vou no banheiro e ele nem liga, fica lá brincando. Outras vezes ele gruda e vem junto comigo. De qualquer forma, eu sei que ele entende o que eu falo. Logo, como falei que ia sair e ele nem ligou, só avisei a professora e fui até a secretaria, pra acertar o pagamento e entregar a carteirinha de vacinação.
  Quando volto, já ouço um choro de longe... Entro na sala e tá o Nathan no colo da professora, chorando. Logo que me vê dá uma risadinha, todo feliz. Mas quando vem pro meu colo continua a chorar, soluçar, aquele choro de quem tá recuperando o fôlego. Não é choro de manha, é choro de desesperado. A professora disse que é um bom sinal que ele deixou numa boa que ela o pegasse no colo, pra consolar. É, acho que sim. Mas não gostei nadinha do choro dele... :-(
  Enfim, fomos embora, ele deu tchau pras tartarugas, quer dizer, bye bye pras tartarugas, bye bye pros peixes e fomos. Dormiu no carro voltando pra casa.
  Chegando em casa, eu o coloquei na cama e... chorei!! É, chorei, nem sei por quê. Culpa, consciência pesada, dó, tristeza... Fiquei lembrando dele chorando e pensando se isso vai acontecer muitas vezes. Ele vai pra escolinha só 1/2 período. Quer dizer, o 1/2 período aqui é diferente. São 2 dias inteiros por semana + 1 dia inteiro em semanas alteradas. Tipo toda 3a. e 5a., e uma 6a.feira sim, outra não. A escolinha está disponível das 07:00 às 18:00. Mas o horário, claro, os pais decidem.
  Ah, a professora me disse que os alunos de 1/2 período demoram mais pra se adaptar, normalmente uns 2 meses. Aí eu pensei: DOIS MESES??????? A sugestão deles é chegar, dar um beijinho rápido, não enrolar, avisar que vai voltar mais tarde e tchau tchau. É, sei lá, talvez daqui um tempo eu até consiga fazer isso e ir embora mesmo que ele esteja chorando. Mas não, nunquinha que já vou conseguir fazer isso semana que vem. Se ele chorar daqui 2 meses, é apenas porque prefere ficar comigo do que com qualquer outra pessoa. Mas se ele faz isso amanhã, ou semana que vem, é muito provável que seja porque ainda tá inseguro. Não conhece direito as professoras, não confia nelas. Não sabe se eu vou voltar mesmo. Fora que seja agora ou daqui 1 ano ele ainda não vai entender por que ele tem que ficar lá e não pode ficar comigo o dia todo, todos os dias. Nem eu entendo!! Por que, hein?
  Ai, que dureza. Não tava nem com fome pra almoçar, acreditam? Que mãe mais dramática!!

  Agora, relendo o que escrevi, na verdade acho que não foi tão ruim assim e eu que estou sofrendo muito por antecedência. Afinal, ele deixou a professora limpar o nariz, deixou pegar no colo, comeu frutas... Antes da hora da rodinha de música, as professoras cantam a musiquinha de "cleanup". Ele já conhecia a musiquinha do early years centre e também o protocolo. Então quando cantaram a musiquinha ajudou a recolher os brinquedos e guardar. Aí foi sentar lá junto com as crianças para cantar. Mas a música não agradou e ele começou a ir engatinhando em direção à porta. Foi, foi, foi, até sair. Ah, é que também no early years centre, sempre fazem a rodinha de música pra encerrar o programa, antes de ir embora. Como ele já tava com soninho, acho que resolveu pular a roda de música e ir embora direto. :-)
 
  Bom, não estou mais totalmente deprimida, mas não estou animada, não... Será que amanhã vai ser melhor? Vamos ver...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nathanices - 1 ano e 11 meses

  Bom, agora que finalmente acabei o relato de visitas, posso voltar a falar do Nathan.
  Ele está lindinho, fofinho, carinhoso, espertinho, etc. Pesa quase 13quilos e tem 86 ou 87cm. Logo que ele completa 2 anos tem um check-up médico, aí vamos ter uma medida "oficial". Ele nunca para quieto para eu conseguir medir direito.
  Ele continua muito carinhoso. Me dá muitos abraços e beijos expontâneos. No papai também. Mas também dá beijo no cachorrinho dele, na ovelha, no ursinho, etc. :-) Ele coloca os bichinhos pra dormir, cobre com o edredon e dá beijinho de boa noite.
  Eu também o ensinei a fazer carinhos nas flores, porque ele estava começando a destruir jardins por aí. Deu totalmente certo! Agora ele vai andando e fazendo carinhos. E ele também gosta de fazer carinho em bebês, especialmente no Caio, amiguinho dele. Sempre que se encontram ele faz carinho no bebê e fica falando: "Bebê? Caiuuuu!"
  Ah, muitas vezes quando ele vem me abraçar me chama de "minha mamãe". E eventualmente ainda segura a minha cabeça com as mãozinhas pra tentar me dar beijo na boca. Eca! Bom, vou relatar aqui um monte de coisinhas sobre ele.
---
  Aprendeu a fazer cosquinha na gente! O Alessandro sempre fazia cócega nele falando "tickle tickle tickle" (inglês para cócegas). Aí ele aprendeu e vem fazer na gente, falando tickle com uma pronúncia ótima (o som fica mais ou menos "ticol, ticol, ticol").
---
   O Nathan sempre "desenha", rabisca e pinta. Claro que ele ainda é muito novinho pra pintar dentro das linhas, mas percebi que ele já tenta se manter "por cima" do desenho em vez de rabiscar aleatoriamente pela folha. Já é um progresso. :-)
---
  Aqui tem esquilos. Muitos esquilos. Um mooooonte de esquilos!! O Nathan vive correndo atrás deles, mas eles são muito rápidos e sempre sobem em alguma árvore antes que ele consiga chegar muito perto. Ele os chama de "quiqui".
---
  Por falar em quiqui, a chupeta dele não é mais titi. Agora é quiqui, também. Favor não trazer um esquilo pra mim na hora de dormir!
--- 
   O Nathan é muito bom na arte de negociar. Se ele está feliz com algum brinquedo, e alguma outra criança tenta pegar, ou fica olhando muito insistentemente, ele pega outro brinquedo e dá pra ela, com aquela cara de "Brinca com isso aí e me deixa em paz". Ele também já tentou essa estratégia quando era ELE que queria o brinquedo que outra criança estava usando. Tentou fazê-la se interessar por outra coisa, para que ele pudesse brincar. Mas isso não costuma dar muito certo. :-) Só com bebezinhos.
---
   Como o Nathan ainda não fala bem, é difícil saber tudo o que ele sabe e entende. Os animais acho que ele já conhece a maioria. Se peço pra ele apontar no livro qual é a girafa, o hipopótamo, o macaco, etc, ele sempre aponta certinho.
  Esses dias tive a impressão de que ele também já sabe as cores. Ele estava brincando de colorir, aí eu falei pra ele pintar de verde e ele foi direitinho na cor certa. Fiquei curiosa e querendo saber se ele sabe outras, mas aí ele enjoou e foi brincar de outra coisa.
---
   Muitas das palavras do Nathan são de duas sílabas repetidas. Pêra é pepê, banana é babá, batata é babá, suco é fufu, etc. E o leite é titi. Mas muitas vezes a pronúncia dele fica parecida com "xixi", hehehe. Aí de vez em quando alguém me avisa: "acho que ele fez xixi". :-)
---
  E por falar em avisar, às vezes o nariz dele tá sujo, aí ele fica esfregando, coçando e falando "caca". E se tá incomodando mesmo, ele deixa eu limpar, fica quietinho.
---
  Bom, que ele é esperto, eu sei. Já faz um tempão que sabe usar o meu iphone. Ele aperta o botão pra ligar, desliza o dedo pra desbloquear, vai "virando as páginas" até chegar na página dos joguinhos dele, aí escolhe o que quer e... joga! Uma hora tenho que filmá-lo fazendo isso. Ele é muito espertinho. Também sabe onde clicar pra ir no youtube assistir videos.

---
  Ele agora come com frequência um cereal chamado Cheerios, que é tipo uma rodinha. Redondinho, com furinho no meio. O engraçado é que ele não gosta dos cheerios defeituosos. Quando encontra um quebrado, ele levanta, vai até a cozinha, joga no lixo, aí volta pra sala e continua comendo.
  Ele também gosta do cereal, gosta do leite, mas não muito dos dois juntos. Prefere separado. Talvez para o cereal não perder a "crocância", sei lá.
---
   O Nathan às vezes dá bronca na gente. Por exemplo, se eu pego uma pipoca da tigela dele, ou alguma coisa gravíssima do tipo. Esses dias coloquei o dvd da Galinha Pintadinha pra ele assistir, aí quando começou a primeira música eu comecei a cantar junto, toda animada, olhando pra ele. Aí ele colocou a mão na minha boca e me deu a maior bronca: "Blablablablabla". Como quem diz: "Fica quieta, ô mãe desafinada, tô tentando ouvir!!"
---
  O Nathan também gosta de escolher quem vai fazer o quê. Nos fins de semana, normalmente eu não posso empurrar o carrinho dele, tem que ser o papai. Se eu tento empurrar, levo bronca, claro! E com o dedinho em riste!!
  Ele também escolhe quem empurra no balanço, quem dá comida, quem tira da cadeirinha do carro, quem vai pegar no colo, etc. Só na hora de dormir é que tem pessoa certa. Depois do almoço é a mamãe e à noite é o papai. E melhor não quebrar o protocolo, senão ele protesta. A não ser que a pessoa "oficial" não esteja em casa. Aí ele demora mais pra adormecer, mas não reclama.
---   Agora ele tem vários dvds de desenho, a maioria da Turma da Mônica e da série Bebê Mais, mas também tem outros poucos pingados. Tem um dos Baby Loonie Toonies que eu ganhei no McDonald's no ano passado, ainda no Brasil, que ele nunca queria assistir. Era só eu colocar pra ele começar a chorar.
  Mas agora ele alcança os dvds. Quer dizer, depois de vários episódios de ele se equilibrando em cima de coisas ou escalando para tentar alcançá-los, eu mesma coloquei mais pra baixo, no organizador de brinquedos dele. Agora ele tem acesso livre, o que tem vantagens e desvantagens, claro. A parte boa é que ele mesmo escolhe o que quer assistir, porque antes eu ia colocando e ele ia gritando, até eu conseguir acertar o que ele queria assistir. Às vezes ele explica e eu entendo, mas outras ele fala que quer ver o do "bebê", mas tenho um mooonte com bebê, aí até eu acertar demora. Quer dizer, demorava, agora tá fácil!
  Voltando ao assunto, esses dias ele resolveu que queria assistir os Loonie Toonies e... não parou mais! Agora pede pra assistir todo dia, várias vezes! Olha, tenho que sair muito com ele e brincar bastante em casa. Porque se ele tá sozinho na sala (e eu na cozinha, limpando, sei lá), lá vai escolher um dvd pra assistir. Nem que seja só pra fazer companhia enquanto ele brinca com outra coisa.
  Aqui uma foto do organizador de brinquedos, dele. Já ajuda, mas ainda assim tem sempre muitos brinquedos espalhados por aí.


  Olha a cara dele de "Hmmm, qual video vou assistir agora?". Aliás, nessa foto ele tá com a roupa que ele escolheu. Tentei uma blusa, tirou. Coloquei um macacão, reclamou. Mostrei essa calça, beleza. Bota? Beleza! Normalmente quando chegamos em casa ele já tira casaco, tênis e meia. Não gosta muito de coisas no pé (a não ser que esteja com frio, claro). Mas hoje não queria tirar a bota, não. Como já disse, ele puxou pra mamãe no gosto pelas botas. :-D
---
  Ele ainda não consegue pular muito bem tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo, mas vive tentando. Já em relação a bolas, é incrível a habilidade que ele tem. Todo mês recebo de alguns sites aqueles boletins de progresso do bebê. Aqueles que falam: com "x meses, seu bebê já deve conseguir fazer isso e aquilo, falar tantas palavras, etc". No boletim deste mês estavam falando que agora talvez a criança já consiga jogar uma bola por cima da cabeça e talvez até chutar. E eu pensei: Hein? Como assim? O Nathan começou a fazer tudo isso com pouco mais de 1 ano. Ele chuta bolas, joga frisbee, empina pipa sozinho, consegue bater direitinho na bola com o taco de hockey e até tem um começo de pontaria. :-)
  Será que ele vai corresponder às expectativas do papai e virar jogador de alguma coisa? Hehehe. Vai saber, né? Talvez ele apenas esteja desenvolvendo mais rápido essa área, apenas isso. E deixando pra fazer longos discursos mais pra frente. :-)

  Bom, acho que esse já é um bom relato. Quando o tempo vai passando, a gente vai esquecendo com que idade o filho fez cada coisa, né? Pelo menos agora tenho o registro pra lembrar como ele era quando tinha quase 2 anos.

  Amanhã é o 1o. dia dele de adaptação na escolinha. Depois conto como foi. Aiai, já estou com saudade. :-(

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mais visitas - meus sogros

  Dois dias depois que minha irmã foi embora, meus sogros chegaram. A parte boa é que nem deu tempo de ficar com depressão pós-visita. :-) A desvantagem é que também não deu tempo de fazer aquela boa faxina pré-visita, como eu tinha planejado. Mas tudo bem, porque meus sogros são muito legais e me ajudaram a fazer limpeza, ebaaaa. :-)

  Já o Nathan gostou muito, MUITO MESMO da visita dos avós. Também, né? Dedicação quase exclusiva. Eles brincaram muito com ele. Chegaram de manhã cedo e, à tarde, o Nathan já agia como se os visse todos os dias. Quando a minha sogra ia no banheiro, ele ia atrás e ficava batendo na porta, chamando: Vovóóó!! :) Também trouxeram muitos livrinhos, dvds e cds mas, para uma criança do tamanho do Nathan, isso nem importa tanto. O que ele quer mesmo é que brinque junto. Já para os pais do Nathan, é ótimo ter uns desenhos novos, pra variar.

 Enquanto as visitas estavam o aqui, o Nathan acordava e já ia procurar pra ver se eles estavam na sala. Se não estavam, ia bater na porta do quarto, ou empurrava a porta, entrava e ia acordá-los. Aí pedia para ler historinha, ou para brincar com o Quico (um bonequinho fantoche).

  Estava tudo indo tão bem que um dia eu e o Alessandro resolvemos ir ao cinema e deixá-lo com meus sogros. Eu sabia que ele ia ficar bem, mas achei que a hora da despedida podia ser meio traumática. Afinal, às vezes ele chora quando eu saio e ele fica com o próprio pai. Mas chegou a hora de sair, eu expliquei pra ele que "Mamãe e papai vão sair, mas voltamos logo, ok?". Ele só olhou pra mim brevemente e falou "Bye bye!". Hahaha, como é bom se preocupar à toa. :-) Fomos, voltamos e ele nem aí.

  Não fizemos muitos passeios turísticos, até porque meus sogros já conheciam Toronto e Niagara de outra viagem. Mas fomos no parque, no outlet e, claro, no Walmart (algumas vezes).

  Vovô lendo livrinho com o Nathan.

   Vovó lendo livrinho e cantando musiquinha pro Nathan. Ele adora a musiquinha dos peixinhos que ela canta desde que ele era bem pequenininho.

  Procurei pela internet a Igreja Adventista mais perto da nossa casa. Peguei o endereço e fomos.

  Chegando lá, reparamos que só tinha negros na igreja. O que não é problema nenhum, claro. Mas os estereótipos vieram à minha mente, fiquei lembrando dos filmes americanos e esperando que a qualquer momento todo mundo ia levantar e começar a dançar, cantar alto e bater palmas, hehehe. O que não aconteceu claro, aaahhh. :-( Bom, pelo menos teve palmas. :D

   Foto aqui perto de casa, no "nosso" parque.


  Os avós do Nathan ficaram brincando de cadê/achou, se escondendo atrás daquele murinho. O Nathan se divertiu muito, deu muita risada. A parte difícil foi sair de lá, hehehe. Não queria parar de brincar, não. Aliás, dias depois que eles foram embora, eu e o Nathan fomos no parquinho sozinhos e ele ficava me empurrando no murinho, querendo que eu fosse pro outro lado pra repetir a brincadeira.
  Mas não dava, o outro lado fica mais pra baixo, o muro fica alto, eu não ia conseguir pular rápido, se precisasse. E eu que não ia deixar um menininho fora do meu campo de visão, com um lago logo ali, né?


  Várias lojas aqui têm uns carrinhos de compra bem legais! Olha esse, que divertido. :)

  Ohhhhh, que fofinho!! Não comprei porque era muito grande, tamanho adulto. Mas vou procurar um parecido pra ele.

   Empinando pipa no parque. O céu ainda tá azulzinho, as folhas verdinhas, mas já começou a esfirar.

  Brincando de frisbee. Pena que não comprei antes, é bem divertido!

  Olha o tamanho das botonas do Nathan. São botas de neve que eu só coloquei no pé dele para experimentar e ver se serviam, mas ele não quis tirar de jeito nenhum. Aliás, ele adora botas! Puxou pra mamãe, hehehe.

   No aeroporto de Toronto, dia de despedida.

   Bom, a visita dos avós também fui curtíííssima!! Que mania essas minhas visitas têm de ir embora logo! O Nathan chorou no aeroporto, quando eles entraram na sala de embarque e ele percebeu que eles não iam voltar. No dia seguinte, pegou o Quico (o fantoche) e ficou indo em todos os quartos, sala, cozinha, procurando e chamando: Vovó? Vovó? Ai, que dozinha...
  Mas pra falar a verdade, acho que eu sofro mais que ele. Fiquei com aquela culpa: "Ah, tadinho do Nathan. Mora tão longe dos avós, blablabla". Já ele, quando não achou os avós, foi brincar com outra coisa e pronto. Feliz como sempre. :-) Mas ele ainda lembra deles e de vez em quando acorda chamando e me perguntando onde estão vovô e vovó. Espero que voltem logo e dessa vez fiquem mais tempo.

  Agora aguardamos a visita da outra vovó e o outro vovô. A sacada já está preparada!! Venham, venham!! :-) Também temos espaço para irmãos, cunhados, tios, primos e amigos. Podem vir, que cabe todo mundo!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Visitas 4 -

  Acho que o último passeio que fizemos quando minha irmã estava aqui foi em Niagara (fora uma passadinha no outlet para fazer compras). Vou colocar as fotos e aí acho que finalmente encerramos o relato da visita. Engraçado, foi tão pouco mas rendeu tantas fotos. :-)

  Essa foto eu tirei lá no Vaughan Mills (shopping) enquanto o Nathan dormia e a Taia e o Félix faziam compras. A Sophia chegou perto do urso e falou "Esse urso é alto que nem o meu pai, né Tia Lica?". Hmm, acho que o urso é um pouquinho mais alto, Sophia. :-)

  Nathan e Sophia  no mini carrossel, no shopping. O Nathan dormiu pouco nesse dia, aí não queria largar a chupeta de jeito nenhum. Aliás, com as visitas aqui foi um intensivão de chupetas, hehehe. Mas fiquei mais tranquila quando minha irmã me contou da filha de uma amiga que tinha os dois incisivos superiores 1cm (!) mais pra frente do que os outros. E mesmo assim, quando largou a chupeta, em questão de meses voltaram certinho pro lugar. Que mágico, não?
  De qualquer forma, após alguns dias de grude e birras, o Nathan já voltou ao normal. Chupeta só pra dormir e, quando acorda, ele mesmo já guarda na estante.

   Helena lendo e Nathan rolando.

  Dá um sorriso pra tia Lica!!

  Olha que fofa que a Sophia tá nessa foto!! :-)

  Vista das cataratas da janela do hotel que eles ficaram. Lindas, não? As do Iguaçu são mais legais, mas eu gostei mais de passear em Niagara. Você consegue ir andando, margeando as cataratas, olhando. E tomando um French Vanilla do Tim Hortons, hehehe.

  Olha a Helena sentando "desapoiada" na cadeirinha pela 1a. vez. :-)

  Os dois ganharam bexigas em uma loja, aí o Nathan ficou um tempão brincando de arrastar a bexiga na água.

   Capas para o passeio de barco bem pertinho das cataratas.

  O Nathan primeiro achou divertido ficar andando com a capa. Depois queria ficar correndo pelo barco. Aí se rebelou contra a capa. Depois se rebelou contra a água espirrando. E depois só queria colo. Hmmm, acho melhor esperar vários anos pra repetirmos esse passeio. :-)



  No fim do dia jantamos numa churrascaria brasileira (nham nham, picanhaaaaaa) e nos despedimos das visitas, snif... Antigamente eu não chorava em despedidas. Quando foi que fiquei tão chorona? Bom, deve ser mal de família. Ou a saudade que agora aperta mais... Afinal, tô morando longe de todos e não sei quando vou rever todo mundo.
  Bom, podia ser pior. Pelo menos hoje as ligações telefônicas são mais baratas, existem emails, facebook e blogs. :-)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Visitas 3 - Zoológico e Bronte Creek Provincial Park

Mais um post para a série "passeios com a visitas". Dessa vez fomos no zoológico de Toronto que, por sinal, é enooooooooorme. E mesmo assim o estacionamento principal estava cheio. Tivemos que parar no estacionamento secundário e andar uns 10 minutos até o portão.
   Esse zoológico é tão diferente daqueles da minha infância. Antigamente, eu lembro de ir no zoológico e ver, por exempolo, uma jaula de macaco, dar uns 10 passos, ver a jaula do leão, mais uns 15 passos, jaula da onça e por aí vai. Os bichos tinham um espacinho mixuruca.
  Já nesse zoológico cada animal tem um espaço apropriado pro seu tamanho. Com isso, não existe isso de "jaulinha". O espaço do elefante é uma planície comprida. A área das girafas idem. Os pinguins têm uma piscina até grandinha e funda e por aí vai. Não tenho a ilusão de que o cativeiro vá ser tão bom quando o habitat natural, mas pelo menos eles têm muito mais conforto do que nos zoológicos de antigamente.
  Isso significa também que nem sempre a gente consegue ver os bichos. Primeiro, porque pra ir de uma região pra outra é preciso andar, andar, andar e andar. E chegando na frente da "jaula" do bicho, pode ser que esteja mais pra cá, mais pra lá, nadando, correndo, dormindo, etc. A gente ficou um tempão lá tentando ver os elefantes, mas eu só vi de relance uma tromba e uma bunda. :-)
  No total, vimos macacos, hipopótamos, pinguins (ficamos muuuuuito tempo vendo pinguins), girafas, tigre e... só? Nem lembro e acabamos tirando poucas fotos. Bom, vou postar algumas.

  Esse é um hipopótamo anão. Ou hipopótamo mini. Enfim, algo assim. O Nathan gostou muito, muito MESMO de ficar olhando o hipopótamo. E isso que o bicho só ficava lá, paradão, embaixo da água. E de vez em quando erguia a cabeça só o suficiente pra por as narinas do lado de fora, dava uma respirada e já colocava a cabeça pra dentro da água de novo. Acho que ficamos uns bons 10 minutos lá e mesmo assim o Nathan saiu reclamando.

  Esses são hipopótamos do tamanho normal. O Nathan também gostou muito deles. Ficava olhando e falando "hipopo, hipopo". 

  Aqui a longa caminhada para ir de uma área para outra.

  Também com as visitas, fomos no Bronte Creek Provincial Park. Esse lugar é bem legal e também bem grande. Tem lugar para acampar, piscina ao ar livre (só abre no verão), pista de patinação no gelo (só no inverno), anfiteatro, área pra piquenique, trilhas, dois parquinhos, fazendinha, lugar pra pescar e... acho que é mais ou menos isso.
  Nós não conhecemos tudo isso, não. Fizemos uma passada relativamente rápida e depois fomos no outlet. :-) Seguem algumas fotos.

  Nathan e Sophia olhando o coelhinho. Hmm,bem, "estavam" olhando o coelhinho. :-)

  Olhando as galinhas, pavão e outro bicho que não sei o nome. O Nathan adorou ficar olhando as galinhas. Mas ficava querendo colocar a mãozinha e quase que leva uma bicada.



   Como ele não tinha nada pra oferecer pras vacas e bois, ficava pegando palha do chão e jogando pra elas.

   Esse celeiro é super legal. Principalmente esse colchãozão aí que as crianças ficavam pulando. Mas também tinha escadas, escorregador, túneis, etc.

   "Vou pular, mamãe. Me pega!"

   Ah, tinha um trator também. :-)


  A Helena ficou só no colchão, mesmo. :-)
  Agora me lembrei que nesse dia a Sophia queria que a mãe dela fizesse estrela. Mas a minha irmã disse que não consegue mais (ou pelo menos acha que não) e me convenceu a fazer pra Sophia ver. Nossa, não lembro há quantos anos não fazia uma!! Aí eu me preparei, tirei o casaco, alonguei e pensei: "É, acho que vai dar". Consegui virar a estrela, mas ouvi uns estralos, hehehe. Espero encerrar aqui minha carreira de ginasta e que o Nathan nunca me peça pra fazer uma!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Visitas 2 - CN Tower

  Dizem que a gente nunca faz turismo na própria cidade, né? Ou região. Bom, a gente até passeia bastante, mas eu realmente estava esperando a companhia de visitas pra ir conhecer algumas coisas e lugares. Além do Jardim Botânico de Burlington, aproveitei a visita da minha irmã e finalmente subi na CN Tower. :-) Algumas fotos:

  O Nathan adorou ficar olhando lá pra baixo. Ele ficava falando "Ca-u. Ca-u" (tradução: carro). Ou apontava para a água e falava "gaguá".


   Estava quase na hora de começar o jogo do Blue Jays (time de baseball) no Rogers Centre.

   Lá no topo da CN Tower, tem um lugar com chão de vidro. Estão vendo o chão láááá embaixo? É bem estranho andar por ali... Quando você vai dar o primeiro passo, dá uma impressão que vai cair!!


  O Nathan não teve essa mesma impressão e ficou andando pra lá e pra cá. Pulando também, como vocês podem perceber pela foto tremida, hehehe. :-)



   Bom, já que fomos na CN Tower, vou colocar pelo menos uma foto da própria, né?

  Aqui estamos na "praça do Nathan", hehehe. Nathan Phillips Square. Eu já falei dela aqui no blog, quando fui lá patinar.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Visitas - passeio no Jardim Botânico

  Em setembro minha irmã, cunhado e sobrinhas vieram me visitar, obaaaa! Foram poucos dias, mas ótimos! O Nathan gostou muito da visita das priminhas. Como bons priminhos, ele e a Sophia brigaram por causa de brinquedos. :-) Mas também brincaram juntos, principalmente quando não tinha brinquedos por perto, hehehe.
  O Nathan brincou muito de pega-pega com a Sophia. Já ela nem sempre percebia que estava brincando com ele. :-) Mas pro Nathan, se você correu mais ou menos na direção dele, pronto! Ele já acha que está sendo perseguindo e sai correndo, dando risada e olhando pra trás de vez em quando, pra ver se você está chegando perto.
  Bom, vou colocar aqui algumas fotos da visita. Para outras, visitem o blog da Taia, que logo logo ela deve estar colocando fotos por lá também.


  A Sophia leu historinhas pro Nathan no carro.

   Piquenique no Jardim Botânico de Burlington.


  Os dois correram atrás de bolhinhas de sabão. A Sophia também aprendeu a fazer bolhas com a maquininha automática. Essa maquininha é um sucesso!! Aliás, a nossa parou de funcionar de vez. Acho que caiu líquido onde não devia. Eu já tava procurando uma pra mandar pra Sophia, mas nunca mais vi pra vender. Vamos ter que esperar um próximo festival...


  Nathan comendo melancia e tomando suco.


  Helena comendo papinha. :-)

  Nossa sobremesa. Eu que fiz! Não sou lá muito boa cozinheira, mas estou aprendendo (estou cavando um elogio aqui, vamos ver se dá certo, hahaha).

    Pela cara do Félix, eu diria que o cupcake ficou delicioso!!!

  Mostrando um pouquinho desse canto do Jardim Botânico. Aliás, o lugar é enorme, dividido em 3 partes e ter que pegar o carro pra ir em cada um dos jardins. Se a entrada não fosse tão cara, eu iria lá mais vezes.

  Bom, como tenho muuuuitas fotos pra postar, vou deixar o resto pra depois.