sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Baby Tyler - 4 meses

  O Tyler acabou de completar 4 meses. Fomos no pediatra hoje e ele está com 6.7kg e 68cm. Segundo os gráficos, ele é bem grandão e está no percentil 97 (ou seja, ele é mais alto que 97% dos bebês de 4meses). Ele estava bem dormindo quando chamaram pra consulta. Acordou quando tive que tirar a roupinha, mas nem se abalou e já começou a distribuir sorrisos. Quando a médica examinou a orelha dele, começou a gargalhar, hehehe. Ela disse que nunca um bebê teve essa reação na hora de examinar a orelha. :-) Será que fez cosquinha?
  Tomou vacina e se comportou super bem!! Eu já estava esperando um escândalo gigantesco, igual na vacina de 2meses, mas que nada! Quando aplicaram a primeira na perninha ele fez uma careta, virou a cabeça e já voltou a mamar. Quando aplicaram a segunda na outra perninha ele deu um mini-choro, aí já olhou pra médica e começou a dar risada. Ufa, que alívio. :-)
  O Nathan também não chorava pra tomar vacina. E faz sentido, a primeira vacina dele foi com 3meses, ele já estava mais grandinho. Esses meus bebês são muito fortes, puxaram pro papai (que toma vacina e nem sente a agulha). :-)

  O Tyler está bem ativo. Adora brincar com os pezinhos, principalmente quando está no trocador. Aliás, trocar a fralda está mais difícil agora, primeiro porque ele não para quieto e segundo porque ele só fica com as perninhas encolhidas, segurando os pés com as mãos. Colocar roupa não é mais tão tranquilo quanto antes. Além de adorar ficar pelado (que bebê não gosta, né?), ele odeeeeeeeeia passar os bracinhos pelas mangas. Cabeça tudo bem, pernas vá lá, mas bracinhos não!!


  Ele gosta muito do Nathan. A maior parte do tempo eu fico brincando com o Nathan e ele só olhando, com o maior interesse. Quando estou cozinhando ou limpando, um diverte o outro, é ótimo. Aliás, todo dia dia, quando o Nathan acorda, quando ele nos vê vem correndo e fala "Bebê!!" e dá beijo, ou abraça, como se não o visse há um mês. :-) É muito fofinho. E o Tyler sempre dá risada olhando pra ele. 
  Mas claro que ele também adora atenção exclusiva da mamãe. Gosta de ficar "de pezinho", de voar, de brincar de cadê/achou e ri das caretas e barulhos engraçados que a mamãe faz.

  A hora do banho continua sendo uma das preferidas do dia. Ele dá risada, bate as perninhas e joga água pra todo o lado. A pia, o chão (e o papai, ou a mamãe) ficam encharcados. Mas ele está muito grande pra banheirinha e tem que ficar com as perninhas encolhidas.

  Ele já segura brinquedinhos e sempre tenta levar na boca. Mas muitas vezes erra o ângulo, aí não cabe na boca e ele fica irritado, hehehe. Aliás, quando está no tapetinho que tem a tartaruga pendurada, ele também sempre acaba a brincadeira resmungando. Não sei exatamente o motivo, mas eu acho que ele fica bravo que não consegue arrancar a tartaruga de lá e colocar na boca.

Até umas 2 ou 3 semanas atrás o Tyler só dormia na minha cama, tanto de dia quanto de noite. Mas agora ele já está fazendo seus cochilos diurnos todos no berço. Foi uma transição bem tranquila. Eu o levei pra brincar no berço de vez em quando, passeava com ele pelo quarto pra ele ir acostumando, até que um dia o coloquei pra dormir lá. Ele ainda adormeceu no meu colo, coloquei no berço já dormindo, mas ele só abriu um pouco os olhinhos e já fechou de novo. Fui lá 40minutos depois e ele já tinha acordado, estava lá quietinho olhando o macaquinho e as estrelas da parede. :-)

  À noite ele ainda dorme na minha cama. Não decidi ainda até quando. Pra que mexer em time que tá ganhando, né? :-) Talvez quando ele não estiver mais acordando de madrugada pra mamar, ou quando acordar uma vez só. Normalmente ele acorda 2 vezes, mas ainda tem muitas exceções. Um dia é pico de crescimento, outro dia gases, outro dia salto de desenvolvimento... Nesses dias acorda mais vezes e é ótimo não ter que levantar da cama. Preciso estar descansada, porque de dia tenho os dois pra cuidar, não dá tempo de dormir e descansar.
  Quando ele acorda, sempre conversa! Só não sei exatamente com quem, rsrsrs. Fala, fala, fala, fala, até que eu levante. Aí fica quietinho. Acho que ele deve estar "Ah, essa mamãe preguiçosa. Levanta, mamãe. Já amanheceu. Anda, anda, tá na hora de trocar minha fralda". É tão bonitinho os barulhinhos que ele faz. Pena que nunca vou conseguir filmar, porque quando levanto ele para. :-)

  Ele já rola de bruços pra costas e de costas pra bruços. Mas em uma direção só. Então ele vai indo, vai indo, vai indo, mas chega no final e não consegue voltar, hehehe. Consegui filmar um pedaço, vejam só:

  E agora que aprendeu a rolar, ele está gostando bastante de ficar de bruços. Muitas vezes eu o deito no tapetinho e ele vira na hora. Principalmente quando tem um brinquedo longe que ele quer alcançar. Ele também fica erguendo o bumbum e dobrando as perninhas, tentando se arrastar. Só falta mover os braços e ele chega lá. :-)
  E assim finalizo o relatório dos 4meses, com duas fotos: a primeira com roupinha de frio, pronto pra ir no festival de outono. E uma dele de bruços.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nathanices (2anos e 10meses)

Esses dias o Nathan estava com o telefone na mão, brincando, quando tocou. Ele atendeu e era a vovó Moka. Conversaram um pouquinho, depois falei com ela e, após desligar, o Nathan veio conversar comigo, com seu pequeno vocabulário.
- Mãe, cadê uouó?
- A vovó foi pra casa dela.
- Bláblábláblá uouó.
- Não entendi, Nathan. Você tá com saudade da vovó?
- Yeah. Passeá carro mãe, bebê, uouó?
- Você quer ir de carro até a casa da vovó?
- Yeah.
- Ah, mas não dá pra ir de carro até a casa da vovó. Ela mora muito longe. Tem que ir de avião.
- Passeá uouó!!
- Ano que vem a gente vai na casa da vovó, tá bom?

  Aí ele fez aquela cara de quem não acredita muito e não faz a mínima ideia do que seja ano que vem. :-)
------------------------------
  Agora no outono o Nathan está em um dos programas registrados do Early Years. Esse que ele está indo é específico pra 2-4 anos (ou algo assim) e é toda 3a.feira pela manhã. Ele participou desse mesmo programa na Primavera e deu pra ver como ele já está diferente. Participa mais, canta, dança e até presta atenção na historinha.
  Na hora de colorir, ele é bem detalhista. Pode pintar bastante em volta do desenho, mas fica lá riscando, riscando, riscando, até cobrir totalmente as partes brancas. :-)
  Outras coisas que ele adora lá é brincar com massinha de modelar e fazer colagens. Ah, e agora, quando faz pintura com tintas, ele até deixa colocar o avental pra proteger a roupa. Antes, fazia um escândalo enorme!! Se eu insistisse em colocar o avental, ele preferia não pintar nada e arrumar outra coisa pra fazer.
------------------------------
  O Nathan adora os joguinhos do meu celular. O preferido dele é o Angry Birds. E atualmente ele também está gostando do "Cut the Rope. Esse é bem interessante, porque envolve raciocínio, estratégia. Ajuda a desenvolver a criatividade e a encontrar soluções.
  Ele também gosta bastante de um aquário. É praticamente um tamagochi. Você dá comida pros peixes, limpa o aquário, vende os peixes quando estão adultos, etc.
  Ele assiste mais tv do que eu gostaria, mas é interessante ver como ele já aprendeu a usar o netflix. Põe um desenho, tira, põe outro, avança, pausa, volta...
 --------------------------------
   Aqui em casa, ele adora ajudar com tudo. Se eu vou passar aspirador, ele quer passar também. Se eu varro, ele também varre. Se vou limpar os vidros, é ele que borrifa o spray e depois também quer ajudar a passar o pano. Quando estou cozinhando, às vezes o chamo pra ajudar. Principalmente quando vou fazer pão, aí passo os ingredientes pra ele, que vai colocando na máquina. Esses dias ele me ajudou a fazer pizza. Quando o papai chegou, foi todo orgulhoso falar pra ele que fez pizza. Falou na linguagem dele, claro: "Pai! Pizza me!".
  Ele também ajuda a cuidar do irmãozinho. Quando o Tyler baba, ele vem correndo gritando pra mim "Mãe!! Bebê baba!". Aí procura um paninho e vai lá limpar a baba. Quando vou trocar a fralda do Tyler, ele pega uma nova pra mim na caixa, depois jogo a suja no lixo. Na hora do banho, sobe no banquinho e fica jogando água nele.
  Às vezes os dois ficam na sala e eu fico pra lá e pra cá, cozinhando, lavando roupa, limpando, etc. Aí, se o Tyler começa a chorar, o Nathan vem correndo me avisar.
 -------------------------------- 
  Ele continua bem grudado em mim. Só não gruda mais porque não dá, por causa do Tyler. Mas me dá muito abraço, muito beijo, sempre quer que eu sente do lado dele no sofá, seja pra ler, pra comer, pra brincar ou pra assistir tv. Adora brincar de pega pega pela casa, brincar de se esconder, brincar de fingir que a chupeta sumiu e sair procurando...
  Ele é muito fofinho, muito querido. E como toda criança, o que o faz mais feliz é receber atenção do pai e da mãe. Se for dos dois ao mesmo tempo, então, melhor ainda.
 -------------------------------- 
   Normalmente meninos não ganham bonecas. O Nathan mesmo não tem nenhuma. Isso porque nunca pediu, porque se ele quiser eu dou, sem problema nenhum. Mas não faz muita diferença, porque ele brinca de casinha com os bichinhos que tem. Ele dá banho, põe pra dormir, dá comidinha. Esses dias ele tava ninando o Toopy (um ratinho de pelúcia) cantando a musiquinha: "Go to sleeeeeeep, go to sleeeeeep, go to sleeeep liiiiittle Toooooopy). Aí ele coloca pra dormir na almofada e depois cobre com um paninho.
  Ele também tem um leão e um filhotinho de leão e nas brincadeiras, embora eu não entenda nem metade do que ele fala, vejo que o leãozinho sempre chama o leão de pai.
 --------------------------------  
Dizem que quando nasce um irmãozinho, a criança regride um pouco, volta a fazer coisas de quando era bebê. Eu acho que isso é lenda...


domingo, 7 de outubro de 2012

Como fazer ginástica de graça

  Em agosto, no Children's Festival que teve no parque aqui perto de casa, o Nathan brincou bastante na barraquinha de ginástica. Então resolvi inscrevê-lo no programa de ginástica para toddlers de até 3anos. Peguei o folder, liguei pro Burlington Gymnastics Club e fiz a inscrição pelo telefone.
  No dia da aula, o Alessandro que foi levá-lo.
- Onde é?
- Burlington Gymnastics. Ali na Maple Avenue, onde a gente levou o Nathan pra brincar na neve, lembra?
- Ah, tá. E como eu faço?
- Sei lá. Fala que veio pra aula "Parents & Tots" e siga as instruções.

Quando chegaram lá, tinha tido um engano, o matricularam na turma de 3a.feira. Claro que não teve problemas, o erro foi corrigido e puderam participar da aula normalmente. A única diferença é que não tinha prontinha uma etiqueta com o nome dele, como para as outras crianças.
  Uma semana depois, foram na aula e novamente não tinha a etiqueta. Mas aí o Alessandro escreveu o nome dele na hora e pronto.
  Na 3a. vez o Alessandro estava com dor nas costas, então ficou com o Tyler e eu fui com o Nathan. Ele me passou as instruções básicas: "Entra no complexo, deixa os sapatos no vestiário, aí entra no ginásio e procura a professora dele. O nome dela é Sydney". Simples, certo?
  Cheguei lá e tinha uma bagunça enorme de gente no saguão. Eu não consegui nem enxergar onde estavam os tais vestiários. Então só deixamos os sapatos num nicho perto da porta de entrada e a mochila ali junto. Numa mesa estavam as etiquetas com os nomes. Olhei na lista de Parent & Tot e novamente não tinha etiqueta com o nome do Nathan. Humpf. Fui na porta do ginásio e tinha uns 6 grupos diferentes espalhados pelo ginásio. Chegamos uns 3 minutos atrasados, então já tinham entrado. Perguntei onde era a aula de Parent&Tot, me apontaram um grupinho e lá fomos.
  Chegamos junto do grupo, que já estava no aquecimento. A professora não deu nem bola pro Nathan, nem sei se viu a gente chegar. Durante a aula, não perguntou o nome dele; aliás, ela mal olhava pros aluninhos, dava uns sorrisinhos forçados... Enfim, não gostei muito dela. Mas o Nathan se divertiu assim mesmo. No fim da aula distribuíram um formulário azul, pra gente preencher com o nome de um amiguinho que poderia vir fazer a aula de graça dali 2 semanas, no programa Traga Um Amigo.
  Chegando em casa:
Eu - Meio sem graça essa ginástica, né?
Alessandro - Ué, por quê?
- Ah, sei lá. Meio desanimada.
- Achei normal.
- Bom, talvez porque no Sportball era diferente, a professora era super animada e tal. Essa mal olhava pra cara dos alunos, parece que não gosta de crianças.
- Ah bom, acho que é o jeito canadense.
- Fora que o lugar é muito bagunçado, muita gente.
- Ah, tinha algumas turmas. Mas o Nathan não gostou?
- É, o Nathan se divertiu, acho que eu que tava esperando outra coisa. Enfim, não é horrível, mas na próxima temporada não vou colocar lá, não. Vou achar outra coisa pra ele fazer.
- Ok.

  Aí hoje novamente o Alessandro com dor nas costas. Aí eu que ia levar o Nathan. Mas na hora de sair o Tyler acordou, queria mamar e eu ia atrasar. Aí sei lá por que o Alessandro perguntou pro Nathan:
- Você quer ir na ginástica com a mamãe?
- Pai!
- Quer ir com o papai?
- Yeah!
- Ou com os dois?
- Yeah! Pai, mãe!
  Sei lá de onde surgiu essa ideia, mas enfim, tava em cima da hora, então era melhor sair correndo do que ficar discutindo, hehehe. Mama, pega casaco, troca a fralda, banheiro, roupa, arrota, banana, ahhhhh, go!

  Estávamos na Maple, quando de repente:
- Opa, você passou a entrada.
- Não, não é ali. É aqui, ó.
- É?

  Fiquei meio confusa. Na semana anterior, acho que entrei na 1a.entrada, não na 2a. Aí reparei que o lugar de ginástica tinha 2 prédios. Hmmm, achei que tinha entrado no estacionamento do prédio da esquerda, mas o Alessandro parou no da direita. Ou será que eu entrei aqui, mesmo? Nunca tinha nem visto que eram 2 prédios. Fiquei em dúvida se estávamos no lugar errado. Mas tava em cima da hora, e o Alessandro só deixou a mim e ao Nathan e foi com o Tyler comprar café da manhã.
  Entrei e realmente não era o prédio que tínhamos ido na semana anterior. Fiquei pensando: Será que um se conecta com o outro por baixo da terra? Será que são grudados e eu não reparei?
  Logo entrando achei o vestiário (há!). Entrei no ginásio e lá estava a professora, embaixo de uma plaquinha com o nome dela (Sydney). Chegamos perto e ela já cumprimentou "Olá! Este é o Nathan, certo?". Legal, ela lembrava o nome dele. Mas estranho... essa moça tá mais simpática hoje. Pensando bem, acho que não foi ela que deu aula semana passada. É, definitivamente não foi ela.
  A aula começa numa salona vazia, onde só tem um tatame. Ali acontece o alongamento e, quando ele acaba, ela chama pra entrar no ginásio. Aí eu penso: "Ah, tá. Agora sim a gente vai lá onde foi a aula da semana passada". Sigo a turma e... não. Não era o ginásio da semana passada. Na verdade, é um mais legal, mais colorido, mais adaptado pra criancinhas. O outro parecia apenas um lugar pra treinar ginástica olímpica, com aqueles aparelhos todos (barra, trave, argolas, trampolim, etc). A aula também é mais legal, a professora trata as crianças pelo nome, incentiva, bem animada.
 
  E aí, vocês estão pensando o que eu estava pensando? Exatamente, eu estava pensando que tinha ido no lugar errado. Mas ainda fiquei em dúvida, pensando se podia ter acontecido alguma coisa estranha, tipo... semana passada a aula foi lá e esta semana a aula foi aqui. Podia ser, certo? Fiquei olhando pras paredes e estava escrito: Burlington Gymnastics Club. É, acho que está certo.
  Enfim, chegou o fim da aula e não vi ninguém entregando os papeizinhos de "Traga um Amigo". Perguntei pra uma moça:
- Vocês não fazer o dia do Traga Um Amigo?
- Ah não, esse ano não temos gente o suficiente.
- Tudo bem, só pra saber, obrigada!

  O Alessandro e o Tyler já estavam esperando a gente no estacionamento. Aí fui checar o tal formulário azul. Lá estava escrito "Burlington BG's".  E o lugar de onde acabei de sair é o "Burlington Gymnastics Club". É, agora entendi por que eu tinha achado tão sem graça e o Alessandro não entendendo por que eu estava sendo tão cricri. Yep, it's official! Na semana anterior eu e o Nathan fomos de bicão fazer ginástica no clube errado. :-)

sábado, 6 de outubro de 2012

Como é bom tirar fotos de um toddler!

  No futuro, talvez chegue o dia em que o Nathan vai olhar as fotos da época que o Tyler era bebê e falar "Poxa, só tem foto do Tyler. Só porque ele nasceu, pararam de tirar fotos minhas". Aí, em vez de responder, eu vou mostrar este post, com algumas fotos elucidativas.
  Claro que vou tentando, tentando e às vezes tiro umas muito bonitinhas. Mas o que mais acontece é isto aqui:

Não, mãe.

Nããããããããããããããããããããão

Bolinha de cuspe

 Nããããããããããããããããããããão 

Não, mãe!

 
Foto do dinossauro

Angry bird de pelúcia

 
Girafa de pelúcia


Macaco de pelúcia

 Não, mãe!

Careta

Tentativas de fuga

 Stop, uouó!

 Talk to the hand!