quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Menino Nathan - quase 4 anos

  O Nathan mudou tanto nos últimos 6 meses! Parece que mil coisas aconteceram. Estava aqui lendo o post dos 3anos e meio e percebi o tanto de coisa que aconteceu.
  Já faz praticamente dois meses que ele está indo pra escola. Quer dizer, kindergarten. A consequência mais óbvia e esperada é que o vocabulário em inglês dele disparou, principalmente expressõezinhas. Alguns exemplos:
- Slow down
- Be quiet (ele fala isso pro Tyler, heheh)
- Hurry
- Wait me
- Watch this
- I want xxxxx
- Me no reach (eu não alcanço)
- Mommy is so funny!
- You pick (você escolhe)
- Baby is cute!
- Go ahead
- Right here
  Ontem a gente foi jantar fora e o Nathan que fez o próprio pedido. Na hora das bebidas pediu "I want milk" e na hora de pedir a comida, falou "I want peoni pizza". Aliás, acho que ele vai estranhar que no Brasil não tem leite no cardápio dos restaurantes. :-)

  Às 15:00 eu e o Tyler vamos buscar o Nathan na escola. Ele sempre fica super feliz quando me vê e vem me mostrar o que tem na mochila. Quase todo dia as professoras mandam algum tipo de comunicação e ele faz questão que eu veja na hora! Não pode esperar chegar em casa. Ele fala pra mim "Mãe, your birthday". Acho que ele entende que o papel é um presente pra mim. E se eu estou ganhando presente, só pode ser meu aniversário, rsrsrs. :-)
  Depois que ele já se certificou que eu estou checando os papeis, ele vai brincar com o Tyler. Faz peekaboo, cadê/achou, buuuu, dá beijos ou simplesmente rindo na cara dele. Depois disso o desafio é chegar em casa sem pausas no caminho. Ele adora fazer pausas para pegar pauzinhos, brincar de espada com os pauzinhos, sentar numa pedra grande que tem perto da escola, ficar correndo por cima de um bloco de metal que tem na calçada, brincar de pega-pega...
  Mas enfim, eventualmente conseguimos entrar em casa aí ele fica bem carente. Embora já saiba tirar o tênis faz tempo, fica pedindo pra eu tirar, dizendo que é difícil. Casaco idem. Normalmente fazemos um lanche e depois o Nathan sempre quer brincar comigo. Aí fica aquela guerrinha de atenção, um com ciúme do outro.. Depois de ficar o dia todo na escola, o Nathan fica carente de atenção exclusiva. E depois de um dia inteiro em casa comigo, o Tyler se acostuma com atenção exclusiva e também não quer dividir a mamãe. Mas a gente se vira e eu sempre tento brincar com os dois. E eles também brincam sozinhos. Hoje dei uma bexiga pra cada um e quando fui ver eles estavam dando a maior risada na sala. Filmei um pouquinho:

  Uma coisa inesperada que aconteceu há umas 3 semanas é que o Nathan voltou a ser da mamãe. Uéé, essa eu não entendi. Não sei se foi por causa da escola ou o que, mas o fato é que agora de novo ele sempre quer ficar comigo. Quer que eu dê banho, que troque, que coloque pra dormir... Na verdade a rotina continua a mesma e ele continua dormindo com o pai, eles continuam brincando juntos, mas a preferência por algum motivo mudou. Hoje mesmo ele falou que o Nathan é da mamãe e o bebê é do papai. Mas também varia, ele já falou outras vezes que ele é do papai e da mamãe.
  6a.feira passada fui no cinema com umas amigas e o Nathan ficou desconsolado, chorando que queria ir junto. O Alessandro tentou subornar, falou que iam pedir pizza, mas ele não se animou, continuou dizendo que queria ir junto. Sei que saí (triste e com a consciência pesada), eles pediram pizza e, quando ela chegou, o Nathan disse que queria esperar eu chegar! Ohhhhhh. :-(
  Pra compensar, no sábado saímos só nós dois. Nada de especial, fomos no correio e no Walmart. Aliás, como ele se diverte no walmart!!! Corre pra lá, corre pra cá, se esconde, aparece fazendo bú... Dessa vez brincou um monte com as coisas de Halloween. Pegava uma máscara, depois outra, olhava as fantasias, brincava com as espadas, com as abóboras e por fim ajudou a escolher algumas decorações pra gente colocar em casa. Ele brinca com as coisas mais inusitadas. Tipo tecidos, gorro, boné e até um mata-moscas que ele achou por lá. :-) Também gostou muito de uma camiseta, aí compramos. E é claro que o passeio não estaria completo sem uma passada no Timmy's pra comer cookie. :-)

  Outro efeito da escola é que ele não está mais tão grudado na tv quanto antes. Ainda gosta, claro, mas não liga correndo quando acorda, como antes. E também não liga quando chega em casa da escola. Na verdade ele normalmente não quer nem entrar em casa pois, como disse, sempre se entretém pelo caminho. E uma mãe respira aliviada, hehehe. Eu achava que antes ele ficava muito tempo com a tv ligada (seja desenho ou videogame) e me preocupava que ele fosse achar a escola chata, já que lá não tem. Mas claro que não. O Nathan sempre vai preferir brincar com alguém do que ver tv. Ele adora brincar de esconde esconde, pega pega, de lobo e porquinhos, de zumbi, imitar cachorro, imitar gato, pintar, brincar com angry birds, trenzinho, quebra cabeça, ciranda ciradinha. Aliás, é engraçado quee ele chama essa brincadeira de "cirando". Volta e meia ele chega pra mim e pede "Mãe, cirando!!". :-)
  Também jogamos baseball e ele está aprendendo a rebater direitinho. Mas esperem, que espécie de mãe louca é essa que joga baseball com o filho dentro de casa? Hehehe. Sou eu. :-)
  
  Ah, o Nathan também adora me ajudar a cozinhar. E na idade que ele está, às vezes ele realmente me ajuda. Hoje fizemos vitamina e ele tirou o cabinho dos morangos. Já é um bom progresso. :-) Ele também me ajuda a quebrar ovos quando fazemos cupcake, ajuda a colocar os ingredientes na máquina pra fazer pão. Hoje ajudou até a lavar a louça (mesmo não precisando, já que aqui em casa vai tudo pra máquina).

  O Nathan também ajuda a cuidar do Tyler. Às vezes estamos na frente de casa, nos preparando pra sair, eu colocando as coisas no carro e o Tyler sai correndo pra rua, ou vai andando pela calçada, aí o Nathan sempre vai atrás dele e não o deixa fugir.
  De vez em quando ele também ajuda a dar comida pro Tyler. E o mais legal é que o Tyler também adora que o Nathan dê comida. Ontem e hoje ele não deixou o Alessandro dar janta de jeito nenhum, só queria comer sozinho. Mas quando o Nathan veio dar comida, comeu bonitinho todas as colheradas que ele deu. Ele adora o irmão mais velho!! Também, o Nathan é muito legal, todos gostam dele!

  Isso me lembra, no dia de Halloween levei o Nathan pra fazer trick or treat e a rua tava cheia de crianças andando pra lá e pra cá, indo pedir doces nas casas. Aí uma hora o Nathan, que é muito famoso, foi reconhecido na rua.
- Hey, that's Nathan!!
- Wow, it's Nathan!
- Hi Nathan!
- Nathan is awesome!!!

  Tô agora sem saber o que o Nathan fez na escola pra ser tão admirado, hehehe. Não eram crianças da turma dele, eram mais crescidas, tipo uns 12 anos, eu acho. Mas eu concordo com elas. Nathan is awesoooome!!!!!!!!

  Uma coisa que ele começou a fazer é atribuir culpas. Esses dias o Tyler caiu e ele logo falou "Não foi Nathan". Outra hora o Tyler derrubou o leite e o Nathan foi logo avisando "Foi baby Tyler".

  Bom, este post já tá ficando muito comprido e eu já estou escrevendo há umas 2 semanas. Então tá na hora de postar como está e pronto. Vou só colocar fotos, comentar brevemente cada uma e acabou.

   O Nathan adorou o Outono! Brincou muito com as folhas caídas. O difícil era convencê-lo que as folhas tinham que ir pro saco, depois. Ele não gostava de ter que desfazer as pilhas.


  Passeio de barco no African Lion Safari. Tirei várias fotos, cada uma com uma careta diferente. :-)

   Na frente da escola em dia de chuva. Ele adorou o guarda-chuva do pirata.

  Decoração de Halloween. Em outubro é uma dificuldade levar o Nathan junto no Walmart. Ele quer comprar absolutamente tudo que vê relacionado a Halloween. Nunca falei tanto "não" na vida. E ainda assim, voltamos com várias coisinhas. Decoração à parte, adorei a cor vermelha que esse nosso arbusto ficou!! Não tá lindo?


  Primeiro passeio escolar e primeira vez andando no ônibus amarelo.

  Desfile de Halloween. Achei interessante que mesmo as crianças que "usam turbante" e têm religiões "esquisitas" também participaram (ok, esquisitas não é o melhor termo. Mas como eu não fui perguntar e não sei qual é a religião específica, vai esse mesmo, hehe).
  Interessente que aqui no Canadá quase todo mundo entende que a data é apenas uma brincadeira de criança. Independente de origem ou qualquer coisa, hoje é só fantasia e chocolate e ninguém tá cultuando morto, vivo, zumbi, diabo ou quem quer que seja. :-) Ok ok, sempre tem uma ou outra pessoa contra. Mas na escola inteira eu só vi 1 menina sem fantasia, uma indiana.

  That's all, folks. Próximo episódio: aniversário do Nathan. Semana que vem tem o aniversário e a festa. Pela primeira vez ele está super ansioso! Eu sempre mostro o calendário pra ele, ele sabe que está chegando e ajudou a escolher coisinhas para a festa.

Ps: falei que ele é lindo, fofo, um amorzinho, engraçado e esperto?

4 comentários:

  1. Afe .... estava quase pronto o comentário, bati em uma tecla errada, foi tudo, falta de prática kkkkk. O Nathan é uma graça mesmo, carinhoso, amigo, isso é bom essa idade mostra bem a personalidade da criança. Depois que começa a frequentar a escola tudo muda, essa idade então, vejo pela Giovanna o soteropolitano na ponta da lingua. O Guinho comentou mesmo, que está falando mais, em inglês. Não tem problema ano q vem a Gi vai ter aulas d inglês, imaginou os dois conversando q graçakkkkkkk. Sobre a festinha faça sim, e conte tudo depois. Obrigada pelo pacote, aqui na bhia tudo é lendo e preguisoço, mas se não chegar o guinho vai retirar o correio. Bjossss Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que chato esse pacote que não chega, snif. :-(
      Depois coloco fotos da festa aqui. O Nathan adorou!!
      Beijo.

      Excluir
  2. Olá Liquinha, adorei o post do Nathan, já fa z alguns dias que eu lí, mas totalmente sem tempo para comentar, aliás estou entrando bem pouco na internet, e tem dias que nem chego a ligar o computador. Achei que o Nathan deuuma boa crescida, está com cara de homenzinho, e parece estar adorando morar aí, quase todas as fotos ele está com uma carinha alegre e sorridente, muito lindo mesmo, dificil dizer qual gostei mais. Continue escrevendo, e tenho que estudar ingles para falar com ele. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, com a Taia aí deve estar aquela correria boa. Lembro que quando era eu aí a nossa agenda estava sempre lotada. :-) Não se preocupe que não vou Brandelar, hehehe.
      E sim, você já devia ter voltado pro inglês. Aiaiai!!!
      Beijo.

      Excluir