terça-feira, 23 de abril de 2013

Baby Tyler - 10 meses

Uau, o Tyler já tá com 10meses, 9.5kg e 4 dentes! Preciso escrever logo sobre ele, antes que o tempo passe e eu me esqueça de tudo.
  O dia começa às 07:30. Ele agora virou reloginho, acorda todo dia nesse horário, faça neve ou faça sol! E tem dois cochilos diários, um de manhã e outro à tarde. Mas eu nunca sei quanto tempo ele vai dormir. Às vezes só 45minutos, às vezes uma hora e meia e às vezes 2horas. Eventualmente ele dorme 1ciclo de sono, aí mama e dorme mais um pouquinho. Eu sei que ele quer mamar e voltar a dormir quando "acorda" chorando de olhos fechados. Porque o normal é ele acordar já todo feliz.
  Durante o dia, gosta de ficar brincando ou perto de mim ou do Nathan, mas de vez em quando se aventura e sai engatinhando pela casa. Normalmente pra ir até o banheiro, porque o Nathan deixa os brinquedos de banho espalhados pelo chão, então o Tyler sabe que tem coisas divertidas lá. :-) Ele também adora ficar em pé. Se apoia no sofá, no rack da tv, na banheira, na parede, na grade da escada...

  A maior parte do tempo eu consigo deixar os dois brincando e cuidar da casa. Mas claro que tenho que ficar de olho e volta e meia interferir. Coisas que sempre acontecem:
- O Tyler tenta pegar o controle da mão do Nathan, que fica bravo e gritando "Não, bebê!!"
- O Nathan pega algum brinquedo da mão do Tyler, que chora. Normalmente o Nathan dá outro brinquedo no lugar, mas claro que não é a mesma coisa.
- O Tyler desequilibra e cai no tapete. Aí fica estatelado chorando no chão, com os braços e pernas estendidos, até alguém aparecer. Corpinho estendido no chão, hehehe.
- O Tyler tenta arrancar o nariz do Nathan. No começo o Nathan acha super divertido, dá risada e tal. Até que numa tentativa mais ousada leva um arranhão, ou é machucado de algum jeito, aí chora dizendo que fez "boo boo".
- O Nathan fica brincando de Gangnam Style com o Tyler. E claro, o bebê é o cavalinho, então o Nathan monta em cima dele. Na verdade o Tyler nem liga e nunca vi nada ruim acontecer, mas sempre fico com medo de que ele acabe se machucando.
- O Tyler tenta pegar alguma coisa, o Nathan empurra e o Tyler cai. Ainda bem que criança é honesta, né? Eu pergunto "Nathan, você empurrou o Tyler?" e ele responde "Sim! Me purra bebê!" (olha, ele fala igual índio, rsrsrs).
  Mas enfim, tirando essas intercorrências, normalmente é tudo tranquilo. Ele não tem o costume de ficar abrindo gavetas (com exceção da gaveta de brinquedos!), a escada está sempre com o portãozinho fechado e não tem nenhuma mesinha com quinas perigosas.

  Em relação a comidas, aí a coisa complica. Ele não gosta muito de papinhas e também não gosta de comer com colher. Ele gosta é de comer o que quer que a gente esteja comendo. E com a mão. Pode ser até a minha mão, se eu der ele come super bem. Mas colocou na colher, iiiihh, aí fica ruim na hora! :-P  Até consigo dar umas colheradas, mas ele não se anima e também demora muuuuito.
  Mas para um bebê que não gosta de colher, ele é super fominha! Não pode ver ninguém comendo nada, que já fica escalando a pessoa, tentando pegar. Olha o que acontece quando uma mãe dá bolo de chocolate para o filho mais velho e se distrai:

  Quando fui ver, o Tyler tava se deliciando com o bolo e o Nathan berrando, bravo que roubaram o bolo dele, hahaha. :-) Aiaiai bebezinho, você ainda não tá na idade de comer açúcar!!
  Por essas e outras, frutas ele come super bem, porque come sozinho, com a mão. Até agora, já vi que ele adora pêra e melancia. Mas também comeu bem laranja, maçã, abacaxi, banana, mamão e manga. É, na verdade acho que ele gosta de todas. Só blueberries que ele não achou super delicioso, mas quando dei pra ele achei que tava meio azeda, mesmo. Quando chegar o verão e estiver na época tento de novo.
  Entre os legumes, o preferido é abobrinha. Só corto em rodelas, cozinho no vapor e dou pra ele. Ele adooora, come uma rodela atrás da outra! Também já comeu brócolis, pimentão, pepino, cenoura, tomate, alface... Mas enfim, o preferido mesmo é a abobrinha. Ah, claro, ele adora um pão e também uma bolachinha de arroz que comprei especialmente pra ele. Mas eu não gosto de dar, prefiro que ele coma frutas e legumes. Ah, assim como eu e o Nathan, ele adora pipoca!! Mas também não gosto de dar, achando que ele vai se engasgar. O duro é explicar isso pra ele, né? Ele fica olhando, berrando, tenta escalar a gente, tenta pegar a bacia do Nathan (que fica fugindo). Normalmente nessas ocasiões ele rejeita a fruta. Aí é quando eu saco a bolachinha saudável. :-) Ou então paro de comer e vou brincar com ele longe do Nathan.
  Enfim, com o bebê 2 é complicado manter todos os propósitos. Eu tento ao máximo dar comida sem sal e focar nas frutas/legumes, mas dá dó, ele fica muito chateado se a gente não compartilha comida com ele. Então eu sempre começo com os legumes, mas quando ele enjoa dou um pouco do meu arroz/feijão/carne/whatever temperado, mesmo. Olha como ele come feliz. :-)


  O Tyler adoooooora tomar banho! Eu percebi isso pela 1a. vez cerca de um mês atrás. O Alessandro foi dar banho no Nathan e, logo depois, o Tyler atravessa toda a sala engatinhando, passa por mim e nem tchum! Vai até o banheiro, entra (a porta tava só encostada), engatinha até a banheira e fica de pé apoiado, com cara de "quero entrar". :-) Aí ontem, quando o Alessandro foi tomar banho, acho que o Tyler ouviu o barulho de água, porque ficou chorando na frente da porta do banheiro. Que dó! Abri a porta pra ele e ele já entrou, todo animado!

  Outra coisa que ele aprendeu semana passada foi a subir escada. Subiu inteirinha, todos os degraus (eu filmando e com o papai atrás de segurança, hehehe).

  A reação dele a barulhos mudou de novo. Até uns 6 ou 7 meses nada o abalava. Aí de repente ele começou a ficar assustado com barulho de liquidificador, aspirador, etc. E agora, esta semana, ele voltou a não ter medo. Hoje mesmo aspirei toda a casa, fiz vitamina no liquidificador e tudo tranquilo. Que bom!

  A fase oral continua a todo vapor. Tudo vai pra boca. Inclusive o Toad (brinquedinho do Nathan, personagem do Super Mario). Olha essa foto, só dá pra ver os pezinhos de fora, hehehe. Ele ficou um tempão brincando com essa bola, mas o tempo todo com o Toad na boca. Ele também adora ficar mordendo a escovinha de dentes.

  Apesar de fominho e às veaes bravinho, no geral ele é um bebê muito tranquilo. Esses dias fomos jantar fora e eu tava com a maior preguiça de ir, pensando no trabalho que os dois meninos iam dar. Mas foi tão tranquilo que fiquei surpresa! O Tyler sentou no cadeirão do restaurante e lá ficou o tempo todo, numa boa! Comeu brócolis, vagem, purê, carne, arroz, tomou suco, brincou com minhas chaves, ficou rindo do menino da mesa vizinha... Enfim, zero escândalo! Quer dizer, só quando a próxima garfada demorava, hehehe.
  Os passeios com ele também costumam ser tranquilos. Na maior parte do tempo ele fica bem no carrinho ou carro, seja dormindo ou acordado.

  Bom, acho que é mais ou menos isso. Nem preciso repetir que ele continua mamando, né? Só pra dormir ou voltar a dormir. E assim como o Nathan, ele é muito saudável! Teve roséola no Brasil, mas foi só. Tirando isso, nenhuma gripe, nenhuma virose, nenhuma tosse, nada! Ufa! :-) Isso deixa uma mamãe muito feliz e tranquila!!

  Engraçado, eu escrevo, escrevo, escrevo, mas parece que nunca falei o suficiente. É difícil "explicar" um bebê por escrito. Não dá pra transmitir o quanto ele é fofo, o quanto ele é feliz e simpático, o quão gostoso é acordar com ele sorrindo do meu lado e tentando arrancar o meu olho, rsrsrs. Não dá pra explicar como é legal cantar musiquinha pra ele, dançar e vê-lo feliz, dando risada. Ou como é legal quando estou de pé e ele tenta escalar a minha perna. Ou como é emocionante vê-lo evoluir, aprender coisas novas, o funcionamento de um brinquedo, tentar repetir as palavras que dizemos. É, não dá pra explicar, acho que amor de mãe só mãe entende. Mas acreditem em mim, ter um bebê em casa é maravilhoso!

  E pra terminar, mais uma foto dele comendo. Dessa vez melancia. Ah, dá pra ver os 2 dentinhos de cima também.